sexta-feira, 12 de junho de 2015

Centro de Excelência Esportiva e Cultural na Praça Ewaldo Riedel │ AMCA II Associação de Moradores do Conjunto Atenas II - CIC Norte


#CentroDeExcelênciaEsportivaEcultural #PraçaEwaldoRiedel #AMCAII_AssociaçãoDeMoradoresDoConjuntoAtenasII #EssaSituaçãoPodeMudar 
Em escala 1:20 │ Projeto Comunitário Sugestivo – Voluntário Silvio Barletta elaborado no gabinete do Ver. Paulo Rink em 2013.












Desenvolvemos em parceria com o Vereador Paulo Rink em Jul/2013, um projeto sugestivo para melhorar a Qualidade de Vida e incentivar o esporte e ações culturais na região do CIC Norte Campo Comprido. A iniciativa beneficiará crianças, jovens, adolescentes, idosos e famílias, criando mais uma "ferramenta" no desenvolvimento e inclusão social, ofertando atividades em diversas áreas para a participação comunitária. 




A ideia inicial seria aproveitar a construção existente há anos, de uma “casinha” desativada, e com + 27 metros no sentido Norte e 10 metros de largura, construir estrutura para atender a demanda de projetos sociais esportivos e culturais dos moradores do conjunto Atenas II - CIC Norte Campo Comprido. Os custos e recursos com a elaboração, projeto, construção e liberação do espaço, poderiam ser realizados através de parcerias a iniciativa privada, município e até estado.





Estima-se que o projeto total orçado em 2013, seria de R$ 470Mil, já considerando construção, acabamento e equipamentos para desenvolvimento de atividades Esportivas e Culturais. A Associação de Moradores do Conjunto Atenas II e outras entidades sem fins lucrativos da região, juntamente com toda comunidade, frequentadora do espaço, custeariam a manutenção.



O espaço fica na Praça de Esporte e Lazer Praça Ewaldo Riedel, localizada na Rua Leandro Dacheux do Nascimento Júnior, Atenas II │ CIC Norte e já conta com uma estrutura de apoio com: Iluminação em toda praça, Playground infantil, Academia Ao Ar Livre, Quadra de futsal, Duas canchas de futebol de areia em excelente espaço. Em 2013, foi encaminhada a Regional CIC e SMMA - Secretaria Municipal do Meio Ambiente, uma solicitação de CONCESSÃO do terreno que fica ao lado do desativado vestiário, na qual seriam utilizada as seguintes dimensões: Vista da Rua, lado direito do vestiário existente: +27 metros de frente e fundos x 10 metros de largura. Vista da Rua, lado esquerdo do vestiário existente: 8 metros de frente e fundos +10 metros de largura, conforme projeto anexo.




A citada “casinha” existente, possui uma vestiário que por várias vezes foi reformado, e desde a sua construção, fica sem utilização, ninguém quer assumir, deixando-a sem atividades. Desta forma, a AMCA II, conhecendo das demandas na área social da região, envolvendo crianças, jovens, adolescentes, idosos e famílias de baixa renda e com necessidades especificas dentro de cada faixa etária, se colocou a disposição para somar nesse grande projeto.






A sugestão é que o espaço seja melhor aproveitado, através de CONCESSÃO, seu controle passe para a AMCA II. No local indicado seria construído a Sede da Associação de Moradores do Conjunto Atenas II (AMCA II), visando atender todos moradores e visitantes da região CIC Norte Campo Comprido em parceria com a iniciativa privada e o município, com ações voltadas a melhorias da Qualidade de Vida, Incentivo ao Esporte, Inclusão Social, Capacitação Profissional e Conscientização dos usuários, sobre a importância da conservação, preservação e limpeza do local, envolvendo ações nas áreas da Educação, Saúde, Segurança, Esporte, Lazer e Cultura.





Atualmente o maior desafio da entidade que é mantenedora de uma Creche, é conseguir atender as crianças, jovens e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos de ambos os sexos de classe de renda baixa da sociedade e em situação de risco e vulnerabilidade social, além da Melhor Idade e Famílias da comunidade por falta de uma sede própria. Atualmente a AMCA II, utiliza o espaço da Creche Tia Cida, que é pequeno e sem estrutura de apoio para o desenvolvimento dos trabalhos, e com isso, fica difícil e quase impossível suprir e expandir o atendimento da necessidades comunitárias nas áreas da Educação, Saúde, Segurança, Esporte, Lazer e Cultura. A principio as instalações sugeridas são para construção de um piso, podendo ser expandida no futuro para um um segundo pavimento.



O projeto:



PISO INFERIOR



01 - Espaço de diversão com mesas de ping pong, pebolim e jogos de mesa;

01 - Sala para reforço escolar, reuniões e cursos GRÁTIS;

01 - Sala de Informática com internet GRÁTIS;

01 - Vestiário feminino e masculino para auxiliar a praça de esporte e lazer;

01 - Cozinha com geladeira, fogão, pia, mesa e cadeiras para refeições;

01 – Estúdio para gravação de CD ou Rádio Comunitária;

01 – Espaço para Bocha e Horta Comunitária;




PISO SUPERIOR



01 - Salão com churrasqueira, cozinha e banheiros (masculino e feminino) para festas, eventos, reuniões e cultos comunitários GRÁTIS;

A entidade conta com o apoio da Regional CIC e demais Secretarias citadas, para ter a CONCESSÃO do terreno informado, para execução do projeto que irá beneficiar toda comunidade. 

Fonte: Barletta

Imprensa Esportiva e Relações Comunitárias 
www.esportelazerpr.blogspot.com.br 
esportelazerpr@gmail.com 
Twitter: @esportelazerpr

Nenhum comentário:

Postar um comentário