segunda-feira, 2 de maio de 2016

Capacitação Treino Social 2016 em Curitiba


No período de 26 e 29 de abril de 2016, participamos da capacitação metodologia "Treino Social”, “Aprendendo no campo, Vencendo na vida" - direcionado para professores de educação física, treinadores de clubes e voluntários de entidades sem fins lucrativos que atendem crianças de 6 - 13 anos.

O curso “Treino Social” realizado no campos da UniBrasil Centro Universitário em Curitiba, foi desenvolvido pela cooperação Alemã para o Desenvolvimento - GIZ https://www.giz.de/de/html/index.html - Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH com parceria do Instituto Bola Pra Frente do Rio de Janeiro - http://www.bolaprafrente.org.br/ e teve o apoio do http://www.esporte.gov.br/, Ministério do Esporte do Brasil


 
O curso mostrou na teoria e pratica, como professores de educação física, treinadores de clubes e voluntários de entidades sem fins lucrativos podem aplicar a metodologia “Treino Social” em suas atividades esportivas direcionadas para crianças de 6 a 13 anos. O objetivo principal dessa capacitação, esteve voltada para formação do cidadão com atividades socioeducativas e o incentivo da pratica continua do esporte na vidas dessas crianças ainda quando adultas (Formação Integral Justa e Para Sempre).

 
Ensinar bem o esporte, Ensinar mais do que o esporte, Ensinar a gostar do esporte” Freire 2003

Os temas trabalhados foram:
Cognitivo, Afetivo, Motor, Competências, Habilidades, Respeito a Diversidade (gênero, físico, religião, raça/etnia, classe social, cultura, politica, idade...), Fair Play, Concentração, Persistência, Liderança, Disciplina, Responsabilidade e Confiança. E também qual a função do Treinador, Educador e Formador.

Tudo dividido por faixa etária:

6 – 8 anos;
9 – 10 anos;
11 – 13 anos;

Do Simples para o complicado





 
Todo conteúdo foi apresentado pelas professoras Daiany França Saldanha e Aderlucia Nascimento. Em um momento do curso houve perguntas por video conferencia com o professor e treinador Alemão Sascha Bauer.

Todos os participantes receberão um certificado com reconhecimento nacional pelo Ministério do Esporte do Governo Federal e também a chancela internacional da Alemanha. Esse reconhecimento, facilitará a capitação de recursos de entidades dos alunos em uma chamada publica que ainda será realizada pelo governo federal.

 
Os alunos que na maioria da vezes foram divididos em grupos, realizaram as atividades praticas e teóricas na excelente estrutura da Faculdade UniBrasil no bairro do Tarumã em Curitiba, no período de 26 a 29/4/16, das 8h30 às 17h00. No ultimo dia do “Treino Social” os alunos foram recebidos pela direção e alunos da Escola Municipal José Brunetti Gugelmin em São José dos Pinhais, na qual o também aluno Gil Brasil da ONG ATLETA BOM DE NOTA http://www.atletabomdenota.yolasite.com agendou uma visita para que todos os grupos participantes pudessem aplicar o Plano de Aluna no alunos da escola.

O próximo curso ainda sem data definida será o “14+”.



 
Nossa avaliação final sobre o curso foi excelente!!! Percebemos que a maioria das pessoas representantes de associações de moradores, entidades comunitárias e Ongs, conseguiram assimilar bem todo conteúdo. Por outro lado alguns professores de educação física que já tiveram algo parecido em seu curso de formação, o momento só serviu para reforçar sobre a responsabilidade da educação social através do esporte. Alguns alunos ainda em curso na UniBrasil também participaram do “Treino Social! em períodos alternados. A SMELJ - Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude da Prefeitura Municipal de Curitiba também mandou representantes ligados ao PASE - Programa de Atendimento Socioesportivo.



 
Obrigado a todos os novos amigos, as professoras Daiany França Saldanha e Aderlucia Nascimento, a UniBrasil Centro Universitário pelo espaço.




Imprensa Esportiva e Relações Comunitárias
esportelazerpr@gmail.com
Twitter: @esportelazerpr

#TreinoSocial2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário